Glossário

Às vezes no blogue coloco alguns termos que muitas pessoas não entendem, por isso decidi criar este Glossário da ruiva para os leitores da ruiva! (Sem exclusividade)
À medida que me for lembrando de mais termos, vou colocando aqui:

Infodump:


Ou a técnica de vomitar informação. Infodump acontece quando o autor acha por bem debitar tudo o que sabe sobre a personagem/ mundo em meras frases ou parágrafos. Pode ser encontrada em romances históricos:

A raínha D. Maria I era uma boa moça, mas meia louca que gostava de X, passeava por Y. Casou-se com D. Pedro (qualquer coisa), que era na verdade seu tio. Ambos eram bastantes virtuosos e religiosos. A D. Maria I não gostava nada do Marquês de Pombal, D. Sebastião de Melo.

Porquê é que o infodump é mau e devia de levar tau-tau? Porque o leitor fica cansada de tanta informação sem contexto e porque parece mais um artigo de Wikipedia, do que um romance.

Infodump com personagem:

- Não gosto de couves. - Disse Isabelinha, uma menina de cinco anos, muito loura que não gostava de qualquer tipo de vegetais. Isabelinha nasceu de forma prematura e aos dois anos começara a andar, para surpresa dos seus pais.


Tell vs. Show:


Outro conceito que muitas pessoas não conhecem na totalidade, mas é bastante conhecido lá fora em creative writing.

Tell:


Enquanto dançavam, Maria sentia o coração aos pulos! O Pedro tinha acabado de dizer que a amava e ela sentia-se a mulher mais feliz do mundo. Ele era bonito, alto com porte digno, mas sabia que a mãe nunca aprovaria a relação.

Show:


Um enorme candelabro alumiava o salão onde Maria, com o seu elegante vestido madrepérola rodopiava. Sorria sempre que olhava para Pedro. Sentia o sopro de Pedro contra a sua pele.
- Amo-te. - Suspirou o companheiro de dança. As pernas de Maria tremeram.
- Amas-me? - Questionou com dúvidas! Incrédula por aquele homem de olhos verdes e cabelo aparado preto estar à sua frente a declarar o seu amor.
- Sim, amo-te, amo-te mais do que a minha vida. - Puxava-a contra si. Ah Maria, ser amada... ser amada pelo homem com quem sonhava desde infância. - Posso não ter muito dinheiro, Maria, mas falarei com o teu pai e provarei que serei um bom esposo. - Beijou a sua mão. Maria não duvidava disso.
- O problema não é o meu pai... é a minha mãe!

Worlbuild: 


Worldbuild passa-se em todos os livros sejam eles FC, Fantasia, Paranormal, Steampunk, Históricos. Basicamente tem a ver com o mundo que é construído, quanto às regras, religião, sociedade, política, costumes. Tudo isso integrado num livro.


Thessaurus:


O Thessaurus é um dicionário famoso de sinónimos, onde a cada palavra aparecem imensos sinónimos. Por exemplo:

Maria olhou para Pedro e pensou como ele era bonito. Or in ENG: Mary stared at Pedro and wondered how beautiful he was.

De acordo com o Thessaurus sinónimos para a palavra beautiful:

Part of Speech:adjective
Definition:physically attractive
Synonyms:admirablealluringangelicappealingbeauteous, bewitching, charmingclassycomely,cutedazzlingdelicatedelightfuldivineelegantenticingexcellentexquisitefair,fascinatingfinefoxy*, good-looking, gorgeousgracefulgrandhandsomeideallovely,magnificentmarvelousnicepleasingprettypulchritudinousradiantravishingrefined,resplendentshapely, sightly, splendidstatuesquestunningsublimesuperb,symmetrical, takingwell-formed, wonderful


Por isso, podemos ler às vezes sinónimos tão rebuscados como:

Mary stared at Pedro and wondered how pulchritudinous he was.

Romance light porno/ histórico:

Termo dado a livros com 50% de romance - 10% de histórico e 40% de cenas eróticas

Mary Sue:

Personagem feminina descrita como bonita, inteligente, todos gostam dela e ajudam-na. Normalmente é "annoying" as hell e é uma projecção melhorada do autor/ da autora. As Mary Sues podem ter um passado horrível/trágico e quando encontram o parceiro ideal, este partilha com ela também um passado trágico.

Bella Swan effect:


Denomina-se "The Bella Swan effect" às personagens femininas que nada fazem para mudar a história. Simplesmente ficam deitadas à espera que os problemas (que vão ter com elas) sejam resolvidos por outros. São personagens femininas banais, sem nada de atractivo.

POV:

Also known as point of view ou ponto de vista!

Narrador heterodiegético: 

O narrador NÃO é a personagem da história/ also know as Omnisciente. Narrador na 3º pessoas.
(Nobody cares about heteros)

Narrador homodiegético:

O narrador É uma personagem, mas NÃO o protagonista.
(Like homossexuals, they crave for attention, but don't get it)

Narrador autodiegético:

Personagem principal E narrador!
(It's all about me, me and ME!)

Romance epistolar:

Romance escrito através da forma de diário ou cartas.

1 comment:

  1. Gostei muito deste post! Obrigada pela dica! :)

    ReplyDelete